Restaurante no deserto assa comida em fornos solares
Muitos restaurantes utilizam energia solar para economizar eletricidade e para aquecer a água nas torneiras de suas cozinhas e banheiros. Mas, no deserto do Chile, um restaurante radicalizou e usa fornos solares para preparar os alimentos. A chuva e as nuvens são tão raras que o dono do Solar de Villaseca (o nome já diz tudo, não?) tira os pedidos à mesa, coloca os ingredientes da receita numa panela e a leva para umas caixas de metal que captam os raios solares e aquecem o alimento até ele ficar pronto para ser servido.
O equipamento é tão potente que às vezes é preciso controlar a temperatura que a panelas atingem lá dentro das máquinas de “efeito estufa”. A cada dia, são servidas aproximadamente 70 refeições preparadas nos fornos solares. A região tem pelo menos 320 dias de sol por ano.
Isso sim é que é uma atitude sustentável radical. E, além de economizar os recursos esgotáveis do maio ambiente e não poluir, o espetáculo proporcionado pelos fornos solares são a principal atração do restaurante.
Para quem quiser saber mais, a dica é visitar o restaurante, no Vale do Elqui, cerca de 500 km ao norte de Santiago do Chile, ou assistir ao vídeo em www.youtube.com/watch?v=85-9YU7Ky9o.
https://www.cooklovers.com.br/softopening/eco_gourmet1.php